About

About
União d Blogs de Matemática

Labels

slider

Recent

Navigation

Questões da COSANPA CETAP


1. (CETAP-ENG AMBIENTAL- PREFEITURA-MARABÁ -2010) De acordo com o sistema de tratamento de águas residuárias, marque a alternativa CORRETA;
A) Atender ao objetivo estético de um sistema de tratamento de águas residuárias significa tratar os efluentes com nível de eficiência que atenda os padrões legais.
B) Não atender ao objetivo socioeconômico de um sistema de tratamento de águas residuárias significa aumentar a demanda por serviço de saúde.
C)Atender ao objetivo sanitário de um sistema de tratamento de águas residuárias significa reduzir a eutrofização em corpos d'água.
D) Não atender ao objetivo sanitário de um sistema de tratamento>o de águas residuárias significa interferir em seus usos desejáveis.
E)Não atender ao objetivo socioeconômico de um sistema de tratamento de águas residuárias significa reduzir a eutrofização em corpos d'água
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) As classes de organismos mais comuns que transmitem doenças pela água e pelo esgoto ao homem são: Bactérias, vírus, protozoários e helmintos. A febre tifóide pertence a qual classe de organismo?
A) Bactérias
B) Vírus
C) Protozoários
D) Helmintos
E) Molusco
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) Manancial é toda fonte de água utilizada para abastecimento doméstico, comercial, industrial e outros fins; assim , é INCORRETO afirmar que:
A) As precipitações atmosféricas, logo que atingem o solo, podem se armazenar nas depressões do terreno, nos lagos e represas, ou alimentar os curso d'água de uma bacia hidrográfica, se transformando em escoamento superficial. outra parcela se infiltra no solo.
B) A escolha do manancial se constitui na decisão mais importante na implantação de um sistema de abastecimento de água, devendo ser usado como critério, por exemplo, aqueles que dispensam tratamento. como as águas subterrâneas.
C) o poço escavado é uma forma de captar água de um manancial que permite o aproveitamento da água do lençol freático atuando, geralmente, entre 10 a 20 metros de profundidade, podendo obter dois a três mil litros de água por dia.
D) no caso da existência de mais de um manancial, a escolha é feita considerando-se não só a quantidade mas também o aspecto econômico.
E) nos projetos de mananciais, costuma-se fazer um estimativa de população que baseia-se, entre outras coisas, o número de anos durante os quais vai servir o projeto(período de projeto)
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) Com relação ao sistema de operação em um projeto de aterro sanitário em áreas novas, é correto afirmar que:
A) a fase de trabalho em operação deve ser mínima possível, de forma que o lixo não fique despejado, impedindo o manejo do mesmo, prejudicando a compactação, os acessos e cobertura do lixo.
B) na fase de operação, deve-se levar em consideração, no início, os aspectos relacionados a otimização dos recursos(humanos, materiais e financeiros), e a forma como será gerenciado.
C) o método da área é empregado, geralmente, em locais onde a topografia se apresenta de forma irregular e o lençol freático está no limite máximo.
D) o método da trincheira consiste na cobertura de trincheiras no solo, local em que o lixo disposto no fundo, compactado e, posteriormente, coberto com o solo.
E) deve ser executada, semanalmente, a cobertura do lixo com o solo. O lixo deve ser espalhado pelo trator de esteira quando a coleta de lixo estiver terminada, formando células semanais de lixo.
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) Com o avanço das tecnologias de tratamento de água, atualmente, é possível alterar as características da água e torná-la compatível co exigências do consumidor e da saúde pública. É INCORRETO afirmar sobre o tratamento de água:
A) A aeração remove substâncias voláteis que podem ter influência sobre o odor e sabor.
B) A filtração é também capaz de remover substâncias muito leves ou finamente divididas para serem retiradas pela sedimentação.
C) Em alguns casos, para o controle de corrosão, aumenta-se a acidez da água pela aplicação de produtos como cal e o carbonato de sódio.
D) Processo especiais de remoção de sabor e odor somente são necessários quando existem problemas excepcionais.
E) O objetivo do processo de fluoretação é conseguir uma concentração de fluoreto na água dê à população mais resistência à cáries dentárias.
(CETAP-ENG. SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) As lagoas de estabilização são mais simples método de tratamento de esgoto existentes. A lagoa facultativa tem como o principal característica:
A)não depender da ação fotossintética das algas, podendo assim ser construídas com profundidades maiores do que as outras, variando de 2,0 m a 5,0 m.
B) com adequado dimensionamento, pode-se conseguir índices elevados de remoção de coliformes, garantindo assim uma eficiência muito boa.
C) o seu funcionamento é por intermédio da ação de algas e bacatérias sob a influência da luz solar(fotossíntese).
D) constitui um processo poderoso método para produção de proteínas, sendo 100 a 1000 vezes mais produtivas que a agricultura convencional.
E) consiste essencialmente na agitação de uma mistura de águas residuárias com certo volume de lofo biologicamente ativo, mantido em suspensão por uma aeração adequada.
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) "Processo utilização para a disposição de resíduos sólidos no solo particularmente lixo domiciliar que, fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite a confinação segura em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública, através de confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo".
( Fonte: JARDIM, Niza Silva(COORD); PRANDINI, Fernando Luiz; ALMEIDA, Maria Luiza Otero D'; MANO, Vinicius Gomes Taveira; WELLS, Christopher. Lixo Municipal: Manual de gerenciamento integrado. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas; CEMPRE, 1995)
Marque a alternativa que condiz com a definição citada do referido sistema de tratamento de resíduos sólidos:
A) Aterro Sanitário
B) Lixão.
C) Aterro Controlado.
D) Compostagem
E) incineração
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) Segundo Resolução CONAMA n°357 de 17/03/2005, Capítulo II, as águas destinadas à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas pertencem a qual classificação de corpos de água?
A) Classe especial de água doces.
B) Classe I de águas doces.
C) Classe I de águas salinas.
D) Classe II de águas salinas.
E) Classe especial de água salobras.
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) No que Diz respeito aos Parâmetros legais de qualidade de água de abastecimento, a Resolução CONAMA n°357, de 17/03/05, em seu artigo 14, estabelece qual as águas doces de classe I, deverão ter um patrão de Oxigênio Dissolvido igual em qualquer amostra:
A) não inferior a 6mg/L de O2
B) não inferior a 5mg/L de O2
C) não inferior a 4mg/L de O2
D) superior a 2mg/L de O2
E) não inferior a 3mg/L de O2
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) Considerando as condições e padrões de lançamento de efluentes estabelecidas pela Resolução CONAMA n°357, de 17/03/2005, É INCORRETO afirmar que:
A) o órgão ambiental competente poderá, a qualquer momento, exigir a melhor tecnologia disponível para o tratamento dos efluentes, compatível com as condições do respectivo curso de água superficial, mediante fundamentação técnica.
B) O órgão ambiental competente poderá, excepcionalmente, autorizar o lançamento de efluente acima das condições e padrões estabelecidos no artigo 34 da Resolução n°357 do COMANA, desde que haja comprovação de relevante interesse público, devidamente motivado.
C) a disposição de efluentes no solo, mesmo tratados, não poderá causar poluição ou contaminação das águas.
D) no controle das condições de lançamento, é verdade, para fins de diluição antes do seu lançamento, a mistura de eferentes com águas de melhor qualidade.
E) nas águas de classe especial é permitido, após tratamento, o lançamento de efluentes ou disposição de resíduos domésticos, agropecuários, industriais e de quaisquer outras fontes poluentes.
(CETAP-ENG SANITARISTA- PREFEITURA-MARABÁ -2010) O sistema de esgotos sanitários é o conjunto de obras e instalações que propiciam coleta, transporte e afastamento, tratamento e disposição final das águas residuárias da comunidade, de uma forma adequada do ponto de vista sanitário. Sobre esta temática é INCORRETO afirmar que:
A) o escoamento das canalizações das extremidades iniciais é bastante irregular, não de tempo de funcionamento ao longo do dia.
B) Coletor tronco é uma canalização de pequeno diâmetro que efluentes dos coletores prediais.
C) o sistema separador absoluto tem como vantagem o possível planejamento de execução das obras por partes, considerando a importância para comunidade e possibilidades de investimentos.
D) os coletores públicos terão diâmetro mínimo igual a 100mm, desde que as vazões de esgotos sejam compatíveis com o diâmetro.
E) os interceptores podem ser localizados em vias sanitárias ou fundos de vale tratados.
(CETAP-FISCAL AMBIENTAL - PREFEITURA-MARABÁ -2010) Sobre o saneamento do meio, marque a alternativa ERRADA:
A) Constituem sistemas do saneamento básico: sistema de abastecimento de água, o sistema de águas residuárias, os sistemas de limpeza e de drenagem urbanas.
B) Muito embora os locais em que os projetos são desenvolvidos sejam distintos, as ações de saneamento do meio necessitam de enfoque igualitário.
C) As ações de saneamento do meio inter-relacionalizadas.
D) A ausência de sistema de tratamento de efluentes poderá resultar na contaminação do manancial da cidade.
E) Saneamento do meio pode ser definido como o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre seu bem-estar.
Envie!
Banner

Flavio Bacelar

Poste seu comentário!:

0 comments:





Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ