1/04/2014

Noções de Probabilidade no Ensino Fundamental - IMPA - 2013




Objetivos:

  • Calcular probabilidade simples em modelos . Equiprováveis $\frac{número\, de \, casos \, favoráveis}{núumero\, de\, casos\, possíveis}$
  • Interpretar e aplicar probabilidades
Exemplo:

Pedro e mais  9 amigos vão disputar uma corrida em que os 3 primeiros ganham uma medalha. Qual a probabilidade de que Pedro seja premiado?

Resolução:
$E=\frac{número\, de \, casos \, favoráveis}{número\, de\, casos\, possíveis}$

$E=\frac{3}{10}$
--- EXEMPLO RUIM
------|---|--|--||_|__|__|_|_|__|

Melhorando o texto acima:

10 amigos vão disputar uma corrida em que os 3 primeiros ganham uma medalha,  camisetas de cores diferentes são sorteadas entre eles. Qual a probabilidade de que o menino de camiseta vermelha seja premiado?
Esse exemplo seria equiprovável

vamos ver uma caso equiprovável:

Exemplo: Uma urna tem 2 bolas brancas e 2 pretas, idênticas a menos da cor. Duas bolas são retiradas em sequência, sem reposição. Qual é a probabilidade de ambas sejam branca?
Casos possíveis -: 4x3=12
casos favoráveis: 2

Probabilidade: $\frac{2}{12}=\frac{1}{6}$

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Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ





PERFIL DO PROFESSOR


Formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/UFRJ/Consórcio CEDERJ), Já atuei em Belém e Castanhal como professor de Cursinho e Concurso, Cursos preparatórios: Hertz e Liderança. Técnico em Saneamento -IFPA - Representante titular do Comitê Gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar - PEAAF no Estado do Pará.(SEMAS/SEDUC). Integrante da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).


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