8/24/2017

Questões de Meio Ambiente(BIO) - ENEM 2017




ENEM – 2016 A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente. (Figura 1).
A figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.



Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)
(A) Queima de gás metano.
(B) Armazenamento de gás carbônico.
(C) Decomposição aeróbica das fezes.
(D) Uso mais eficiente de combustíveis fósseis.
(E) Fixação de carbono em moléculas orgânicas.
RESOLUÇÃO: A decomposição anaeróbica que ocorre no biodigestor produz gás metano que, ao ser queimado, pode gerar energia para diversos fins no parque.
Gabarito oficial: A (queima de gás metano.)



ENEM – 2016 O esquema representa, de maneira simplificada, o processo de produção de etanol utilizando milho como matéria-prima.
A etapa de hidrólise na produção de etanol a partir do milho é fundamental para que
(A) A glicose seja convertida em sacarose.
(B) As enzimas dessa planta sejam ativadas.
(C) A maceração favoreça a solubilização em água.
(D) O amido seja transformado em substratos utilizáveis pela levedura.
(E) Os grãos com diferentes composições químicas sejam padronizados.
RESOLUÇÃO: Para que a levedura possa realizar o processo de fermentação, é necessário que o amido (um polissacarídeo) seja quebrado em moléculas menores como a glicose.
Gabarito oficial: D (o amido seja transformado em substratos utilizáveis pela levedura.)

ENEM – 2016 As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.
Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?
(A) Núcleo.
(B) Mitocôndria.
(C) Peroxissomo.
(D) Complexo golgiense.
(E) Retículo endoplasmático.
RESOLUÇÃO: Como a proteína utilizada no experimento é bloqueadora do ciclo de Krebs, e esse processo ocorre no interior das mitocôndrias, como parte da respiração celular, então o endereçamento tem que ser para essa organela.
Gabarito oficial: B (Mitocôndria)

ENEM – 2016 Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.
O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)
(A) Algas, estimulando seu crescimento.
(B) Cracas, predando especialmente animais pequenos.
(C) Mexilhões, predando especialmente animais pequenos.
(D) Quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos.
(E) Ascídias, apesar de não representarem os menores organismos.
RESOLUÇÃO: Ao analisar o quadro fornecido na questão, percebemos que duas espécies tiveram sua densidade populacional reduzida: craca e mexilhão. Além disso, percebemos também que ocorre uma redução do tamanho médio das cracas na área sem tela (pois os peixes se alimentam dos indivíduos maiores); e um aumento do tamanho médio dos mexilhões, pois os peixes se alimentam dos indivíduos menores.
Gabarito oficial: C (mexilhões, predando especialmente animais pequenos.)

ENEM – 2016 Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
(A) Fitoplâncton.
(B) Zooplâncton.
(C) Moluscos.
(D) Crustáceos.
(E) Peixes.
RESOLUÇÃO: A forma inorgânica do carbono é encontrada no gás carbônico que, ao ser utilizado na fotossíntese realizada pelo fitoplâncton, será incorporada às moléculas de carboidratos, sendo portanto um exemplo de sua forma orgânica.
Gabarito oficial: A (Fitoplâncton)

ENEM – 2016 A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.
Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os(as)
(A) Moluscos fitófagos.
(B) Moscas saprófagas.
(C) Pássaros carnívoros.
(D) Morcegos frugívoros.
(E) Mosquitos hematófagos.
RESOLUÇÃO: Dentre as opções dadas, somente os mosquitos se alimentam de sangue (hematófagos) e sabe-se que esses animais possuem anticoagulantes em sua saliva que impedem a coagulação do sangue de suas presas durante sua alimentação.
Gabarito oficial: E (mosquitos hematófagos.)

ENEM – 2016 Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.
BLOOM, A.J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).
Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de
(B) Frutose.
(C) Lipídeos.
(D) Celulose.(E) Proteínas.
RESOLUÇÃO: Os nitratos são peça importante do ciclo do nitrogênio, pois são absorvidos pelas plantas e usados por elas na síntese de seus aminoácidos e, consequentemente, de suas proteínas.
Gabarito oficial: E (proteínas.)


ENEM – 2016 A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de agua por evaporação.
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:
(A) Cerrado.(B) Pampas.(C) Pantanal.(D) Manguezal.(E) Mata de Cocais.
RESOLUÇÃO: As folhas com glândulas para eliminar o excesso de sais nos fornecem a dica de que o referido bioma não possui água doce. Somando-se isso ao substrato lamacento e as raízes verticais (pneumatóforos), fica claro tratar-se de uma área de manguezal.
Gabarito oficial: D (Manguezal.)


ENEM – 2016 Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.
Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).
Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
(A) Substitui gradativamente as espécies cultiváveis por espécies arbóreas.
(B) Intensifica a fertilização do solo com o uso de técnicas apropriadas e biocidas.
(C) Promove maior diversidade de vida no solo com o aumento da matéria orgânica.
(D) Favorece a dispersão das sementes cultivadas pela fauna residente nas áreas florestais.
(E) Cria condições para o estabelecimento de espécies pioneiras com a diminuição da insolação sobre o solo.
RESOLUÇÃO: A presença de árvores em um sistema agrícola possibilita que outros organismos habitem esses locais, aumentando os níveis de interação ecológica e a complexidade e estabilidade do ecossistema local.
Gabarito oficial: C (promove maior diversidade de vida no solo com o aumento da matéria orgânica.)


ENEM – 2016 A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.
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Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que garante o transporte dessa seiva é a
(A) Gutação.
(B) Gravidade.(C) Respiração.
(D) Fotossíntese.
(E) Transpiração.
RESOLUÇÃO: A água, ao ser eliminada para o ambiente no processo de transpiração, causa uma diferença de pressão osmótica que é transferida desde as folhas até a raiz e provoca o movimento da água no interior do xilema.
Gabarito oficial: E (transpiração.)


ENEM – 2016 Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contêm bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.
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Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?
(A) 5
(B) 4
(C) 3
(D) 2
(E) 1
RESOLUÇÃO: As vacinas estimulam a produção de anticorpos (imunoglobulinas) pelos linfócitos dos indivíduos que as recebem, o que equivale ao mecanismo número 4 dos probióticos.
Gabarito oficial: B (4)


ENEM – 2016 O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.
IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado)
 Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
(A) Construção de usinas eólicas.
(B) Tratamento de resíduos sólidos.
(C) Aumento da eficiência dos veículos.
(D) Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono.
(E) Criação de diques de contenção em regiões costeiras.
 RESOLUÇÃO: Todas as alternativas, com exceção da E, apresentam medidas mitigadoras direcionadas às causas das mudanças ambientais, como a redução da emissão de gases do efeito estufa. A criação de diques visa preparar os sistemas humanos às mudanças já em andamento.
Gabarito oficial: E (Criação de diques de contenção em regiões costeiras.)

ENEM – 2016 O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.
SANDES, A. R. R.; BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).
O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.
Essa troca de segmentos é determinante na
(A) Produção de indivíduos mais férteis.
(B) Transmissão de novas características adquiridas.
(C) Recombinação genética na formação dos gametas.
(D) Ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
(E) Variação do número de cromossomos característico da espécie.
RESOLUÇÃO: A permuta genética ou crossing-over que ocorre na meiose é responsável por gerar grande diversidade de gametas devido às infinitas possibilidades de trocas de fragmentos entre as cromátides não-irmãs.
Gabarito oficial: C (Recombinação genética na formação dos gametas.)

ENEM – 2016 Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
(A) Alta taxa de glicose no sangue.
(B) Aumento da pressão arterial.
(C) Ganho de massa corporal.
(D) Anemia crônica.
(E) Desidratação.
RESOLUÇÃO: O hormônio antidiurético (ADH) promove a absorção de água nos túbulos renais. Uma deficiência nesse hormônio, portanto, causa a maior eliminação de água na urina, levando à desidratação.
Gabarito oficial: E (Desidratação)

ENEM – 2016 Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidencia que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.
Um exemplo de tal processo é o(a)
(A) Desenvolvimento embrionário.
(B) Reprodução sexuada.
(C) Respiração aeróbica.
(D) Excreção urinária.
(E) Síntese proteica.
RESOLUÇÃO: Em todos os seres vivos encontramos ribossomos responsáveis pela tradução das informações provenientes do código genético produzindo proteínas.
Gabarito oficial: E (síntese proteica.)

Daniel dos Reis Lopes
  Meu nome é Daniel Reis, graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fui aprovado em 2º lugar na Escola de Formação Complementar do Exército em 2009 na área de Magistério Ciências Biológicas, onde obtive a primeira colocação na área de Magistério durante o Curso de Formação de Oficiais. Nessa escola desenvolvi monografia sobre o Oficial de Controle Ambiental no Exército Brasileiro, através da qual obtive o grau de Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares. Exerci a função de Oficial de Meio Ambiente na Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti, fui professor de Biologia do Colégio Militar de Brasília e atualmente trabalho no Colégio Militar do Rio de Janeiro.  

 BLog: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-questoes-de-biologia-resolvidas/



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Profº Flávio BacelarFormado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/UFRJ/Consórcio CEDERJ).

Já atuei em Belém e Castanhal como professor de Cursinho e Concurso, Cursos preparatórios: Hertz e Liderança. Técnico em Saneamento -IFPA - Representante titular do Comitê Gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar - PEAAF no Estado do Pará.(SEMAS/SEDUC). Membro A Comissão Organizadora Estadual-COE,V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Pará(PORTARIA No 1481 / 2017 – GS/SEDUC). Integrante da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). .

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½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
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√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ





PERFIL DO PROFESSOR


Formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/UFRJ/Consórcio CEDERJ), Já atuei em Belém e Castanhal como professor de Cursinho e Concurso, Cursos preparatórios: Hertz e Liderança. Técnico em Saneamento -IFPA - Representante titular do Comitê Gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar - PEAAF no Estado do Pará.(SEMAS/SEDUC). Membro A Comissão Organizadora Estadual-COE,V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Pará(PORTARIA No 1481 / 2017 – GS/SEDUC). Integrante da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).


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