About

About
União d Blogs de Matemática

Labels

slider

Recent

Navigation

Estações Caseiras: Purificando água em casa!


Agora que entendemos como é o processo de purificação da água, podemos entrar no mérito das estações caseiras de tratamento de água. Há inúmeros métodos disponíveis para fazê-las, e listar todos seria impraticável neste texto. Desta forma, vamos apresentar algumas formas possíveis, procurando equilibrar um custo baixo e uma boa eficiência de purificação. Nem sempre é possível atingir estas duas metas juntas, então cuidado! Foque no que você considera mais importante, mas não esqueça da saúde.

O Processo Complexo

É possível fazer uma estação caseira utilizando até mesmo três panelas velhas, mas o processo pode ser aplicado em recipientes de qualquer tamanho, como galões e tanques. Aqui será listado o processo para quem desejar criar uma estação de tratamento completa, embora existam métodos diferentes e mais simples, e mesmo alguns passos isolados do processo aqui descrito podem ser aprimorados para que possam purificar água por si só. Confira a seguir:



Estação caseira feita com galões e tubos
Primeiramente, você deve descartar as partículas maiores de sujeira da água manualmente, eliminando 35% dos dejetos. Podem ser galhos, folhas, e até insetos mortos. Mantendo-a neste primeiro recipiente, executa-se o processo explicado abaixo.
O próximo passo é feito através da adição de fuligem, terra e sulfato de alumínio (que pode ser encontrado a preços bem razoáveis) na água. A sujeira irá prender-se aos flocos de sulfato de alumínio, ficando separada da água. A água é então repassada para um segundo recipiente para assentar-se no fundo. Nessa parte a coagulação e floculação que citamos antes acontecem.
Em seguida, transporta-se a água para outro recipiente, onde o próximo passo é executado: a adição do cloro, desinfetando a água de qualquer resíduo restante e deixando-a apropriada para o consumo humano. Se possível, recomenda-se o uso do filtro de areia que explicaremos abaixo antes de executar esse passo, fazendo a água fluir do recipiente anterior para este passando pelo filtro. Isso irá garantir uma maior qualidade da água.

O Filtro de Areia (Ou bio-filtro)

Podendo fazer parte do processo descrito acima, otimizando a qualidade da água, o filtro de areia pode ser aprimorado e servir como um purificador portátil, e embora não purifique a água completamente, pode servir bem para torná-la potável, contanto que não esteja turva ou poluída excessivamente.
Ilustrando o filtro com a imagem acima, podemos descrever seu processo de criação:


Filtro de água caseiro

  • De início, pegue uma garrafa pet ou outro recipiente de sua escolha, vire-o e corte o fundo para que a água possa ser adicionada.
  • Introduza um pano de forma que este seja o último elemento do litro, tampando a saída para que apenas a água saia, e não os elementos que irão filtrar a água.
  • Adicione então carvão ativado (que pode ser comprado a preços relativamente baixos ou mesmo produzido em casa), ficando acima do pano. Ele irá remover impurezas e contaminantes através da absorção química.
  • Em seguida, coloque areia para filtrar impurezas finas. Organismos e partículas serão coletados por ela nas camadas mais altas, gradualmente formando uma zona biológica que filtrará bactérias, vírus e parasitas.
  • Coloque, então, cascalho, que irá filtrar sedimentos maiores quando a água passar pelo topo do filtro. Lembre-se que esta parte é a que receberá o líquido primeiro, na ordem inversa aos passos que executamos. As partículas menores que passam pelo cascalho serão recolhidas pela areia.
  


Filtro comprado, com mais etapas, porém mais caro
Outros processos caseiros mais fáceis também são alternativas interessantes, apesar de apresentarem uma porcentagem menor de eficiência no processo. Confira abaixo:

Outros processos caseiros que podem ser utilizados como alternativas para tornar a água potável

Fervura

Um dos processos mais comuns para uma purificação simples da água é a fervura, ou seja, o aquecimento da água até o estado de ebulição, o que mata ou inativa a maioria dos microrganismos presentes, embora não elimine o vírus da hepatite A, por exemplo. Também deve ser levado em conta o fato de que, acima do nível do mar, a água ferve a temperaturas distintas de 100º Celsius.

SODIS

A SODIS (Desinfecção Solar da Água), como o nome sugere, é um método que utiliza a luz solar para a purificação da água, sendo um processo ecologicamente sustentável e de simples execução. A destruição dos elementos patogênicos, ou seja, causadores de doenças neste processo acontece por conta de dois fatores, sendo eles radiação (espectro da luz UV-A, no comprimento de onda 320-400nm) e calor, ou seja, aumento da temperatura da água. Em baixas quantidades, o método é o ideal para a purificação de água, podendo ser feito utilizando garrafas PET. Com condições solares boas (ou seja, sem nuvens), em 6 horas a água já estará própria para o consumo. Com um clima nublado em pelo menos 50% do tempo de exposição, serão necessário dois dias para purificar a água. No caso da água atingir 50º C durante o processo, uma hora nesta temperatura será o suficiente para a purificação.
Em seguida, coloque areia para filtrar impurezas finas. Organismos e partículas serão coletados por ela nas camadas mais altas, gradualmente formando uma zona biológica que filtrará bactérias, vírus e parasitas.
Coloque, então, cascalho, que irá filtrar sedimentos maiores quando a água passar pelo topo do filtro. Lembre-se que esta parte é a que receberá o líquido primeiro, na ordem inversa aos passos que executamos. As partículas menores que passam pelo cascalho serão recolhidas pela areia.

Por fim, pode-se notar que há diversas formas de se purificar a água, seja ela para consumo direto humano ou para outros fins, como lavagem de roupas e uso culinário. Como um de nossos bens mais preciosos e indispensáveis, a água merece ser reutilizada e aproveitada ao máximo, não apenas objetivando o ganho pessoal humano, mas também a manutenção do ciclo natural e um aumento na longevidade de todo o nosso ecossistema planetário. O que acha de começar a reaproveitar a água que você utiliza na sua casa?


Artigos retirados literalmente do blog https://sustentabilidade.blog
Visite este Blog da Sustentabilidade

 




Envie!
Banner

Flavio Bacelar

Poste seu comentário!:

0 comments:





Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ