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22 junho 2013

QUESTÕES DE CONCURSOS


* Questões

1) Qual a razão que é igual a $\frac{2}{7}$ e cujo antecedente seja igual a 8.

Assunto: Razão e proporção.

Resolução:

Vamos igualar as razões.


$\frac{8}{x}=\frac{2}{7}$

2x = 8 . 7

2x = 56

$x=\frac{56}{2}$

x = 28

Desta forma a razão igual a $\frac{2}{7}$ , com antecedente igual a 8 é $\frac{8}{28}=\frac{2}{7}$

2) Almejando desenhar uma representação de um objeto plano de 5m de comprimento, usando uma escala de 1:20, qual será o comprimento no desenho:

Assunto: Escala e noção de proporção.

Resolução:

Escala: $\frac{1}{20}$
          

Sabendo que 1m = 100 cm.

Então 5m = 5 x 100 = 500 cm.

O comprimento no desenho será:

500 .$\frac{1}{20}= \frac{500}{20}$ =     

25 cm

Desta forma em uma escala 1:20 em plano de 5m, o comprimento do desenho será 25 cm.

3) Em uma sala de aula,  a razão de moças para o número de rapazes é de 5/4. Se o número total de alunos desta turma é de 45 pessoas, caso exista uma festa quantas moças ficariam sem par ?

Assunto:r Razão e proporção

Resolução:

Primeiro vamos denominar o número de moças por X, e o número de rapazes por Y.

$\frac{x}{y}=\frac{5}{4}$ (Igualam-se as razões)

x + y = 45 (Soma total de alunos)

 $\frac{x+y}{x}=\frac{5+4}{5}$ (Aplicação das propriedades das proporções)
             

\frac{45}{x} =\frac{9}{5}

45.5 = 9x

225 = 9x ---> x = $\frac{x+y}{9}$ ---> x = 25 moças

Substituindo X = 25 na expressão x + y = 45, temos :

25 + y = 45 ---> y = 45 – 25 ----> y = 20 rapazes

Tendo por base que cada rapaz fique apenas com uma moça, o número de moças que ficariam sem par será : 25 – 20 = 5 moças

Então, o número de moças que ficará sem par é igual a 5.

4) (FEDF-95 / Professor Nível 1) Um copo de suco corresponde a 250 ml. Uma professora fez suco para 48 copos, o que corresponde em litros, a:

a) 12,0

b) 15,2

c) 16,0

d) 20,4

e) 24,0

Assunto: Regra de três

Resolução:

1 copo ---------------> 250 ml

48 copos ------------> x

Resolvendo a regra de três acima :

1x = 48 . 250

x = 12000 ml

Como 12000 ml correspondem a 12 l (basta dividir 12.000/1000), logo a alternativa correta é a letra “a” = 12,00

Então a resposta correta da questão acima é a letra “a”.

5) (FUB-94 / Auxiliar Administrativo) Um disco gira a 45 rotações por minuto. Em 4 segundos, o disco dá :

a) 3 voltas    b) 5 voltas    c) 6 voltas    d) 9 voltas    e) 12 voltas

Assunto: Regra de três

Obs.: É importante notar que 1 minuto é igual a 60s.

Resolução:

60 s ---------------> 45 voltas

4 s  ----------------> x

Resolvendo a regra de três acima :

60x = 45 x 5

60x = 180

$=\frac{180}{60}$

x = 3 voltas

Então a resposta correta da questão acima é a letra “a”.

6) Do meu salário líquido dedico:

25% ao aluguel,

30% à alimentação,

5% à compra de medicamento,

15% pagamento de mensalidades.

O resto que me sobre é R$ 550,00 para lazer. Desta forma pode-se afirmar que meu salário é no valor de :

a) R$ 1.200,00

b) R$ 785,00

c) R$ 2.200,00

d) R$ 2.250,00

e) R$ 650,00

Assunto: Porcentagem e regra de três

Somando-se as porcentagens dos gastos, temos: 25%+30%+5%+15% = 75%

Os R$ 550,00 representam os 25% do total de 100% da operação.

Montando uma regra de três:

550,00 -------> 25

x        -------> 100

25.x = 55000

$x =\frac{55000}{25}$

x = 2200

Então a resposta correta da questão acima é a letra “c”.

7) (FUB-94 / Auxiliar Administrativo) Em uma loja, o metro de um determinado tecido teve seu preço reduzido de R$ 5,52 para R$ 4.60. Com R$ 126,96, a porcentagem de tecido que se pode comprar a mais é de :

a) 19,5 %     b) 20%     c)  20,5%     d) 21%   e) 21,5%

Assunto: Regra de três e noção de porcentagem

Resolução:

Cenário 1:

1m -------> R$ 5,52

x   --------> R$ 126,96

5,52x = 126,96

$x= \frac{126,96}{5,52}$
x = 23 m

Cenário 2:

1m --------> R$ 4,60

x   ---------> R$ 126,96

4,60x = 126,96

$x =\frac{126,96}{4,60}$

x = 27,60

Temos então:

23m --------> 100% (Total do metro encontrado com preço maior)

27,6 ---------> x  (Total do metro encontrado com preço menor)

23x = 100 x 27,6

23x = 2760

$x=\frac{2760}{23}$

x = 120%

Desta forma: 120% - 100% = 20%

Então a resposta correta da questão acima é a letra “b”.


Reações:


Olá Pessoal pessoal se você gostou da postagem me mande um email para sugestão ou perguntas fmbacelar@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá Multiplicador Flávio, é com enorme satisfação que recebemos sua participação na família Educadores Multiplicadores.

    Enquanto seu blog não é divulgado naquele espaço, conheça outros Multiplicadores, continue nos visitando, conheça o blog MARQUECOMX (ele é parte da parceria).

    Faça novas parcerias (se quiser), amizades e comente em seus blogs e eles (os multiplicadores) virão visitar o seu.
    Para saber mais sobre a parceria saudável e tirar proveito dela, é muito importante que você leia o texto no EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    Até o 30/06 seu blog será divulgado.

    Abraço, fiquemos na Paz de Deus e até breve! Agora é só aguardar a sua publicação.

    IRIVAN

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½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
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