Um interessante problema envolvendo Transformada de Fourier (FT) consiste na determinação das funções transformadas de objetos com certa simetria. Em postagens anteriores, observamos o comportamento da função transformada f~2(kx,ky) condizente com um retângulo LM . Observamos, em princípio, a manutenção da simetria retangular no espaço recíproco. O desafio desta vez realizar o mesmo procedimento na determinação da FT de um objeto circular. A ideia é que a função transformada mantenha a relação de reciprocidade em relação a dimensão do raio do círculo a .
SOLUÇÃO: Novamente, devemos utilizar a versão bidimensional da transformada de Fourier, na qual explicitamos a simetria circular na forma das coordenadas polares r⃗ =(r,θ) . Abaixo, o par de transformação:
É importa salientar a correta escolha da simetria do sistema de coordenadas no espaço recíproco. No problema anterior, vimos que a simetria retangular é mantida ainda no espaço transformado, embora com o aumento de L ou M obtemos uma definição da superfície f2(kx,ky) no espaço k⃗ . No presente metier, devemos esperar uma complementaridade em relação aos ângulos do espaço real e aquele do espaço inverso. Dessa forma, devemos escrever que
Lembramos que a função de Bessel de 1.ª ordem Jn(η) na sua representação integral tem a seguinte forma:
Para n=0 , teremos o seguinte:
Fazendo
Na expressão da Transformada de Fourier, finalmente obtem-se:
f~(k⃗ )=2πI0∫a0rdrJ0(kr)r′=kr→r=r′k∴ f~(k⃗ )=2πI0k2∫ak0r′dr′J0(r′)
Um segunda identidade importante das funções de Bessel é expressa abaixo:
∫x0r′n+1Jn(r′)dr′=xn+1Jn+1(x)n→0∴ ∫x0r′J0(r′)dr′=xJ1(x)
Substituindox por ak , por fim, chegaremos a equivalência:
f~(k⃗ )= 2πI0k2⋅akJ1(ak)→f~(k⃗ )= 2π a I0⋅ J1(ak) k
f~(k⃗ )=2J1(ak)ak
Um segunda identidade importante das funções de Bessel é expressa abaixo:
Substituindo
Podemos exigir nesse ponto em diante que a função f(r,θ) seja normalizada, isto é, ao calcularmos sua integral sobre todo o plano, teremos o valor 1 como resultado. Posto isto, teremos a seguinte restrição I0=(πa2)−1 . Logo,
No vídeo abaixo, temos a representação gráfica animada do efeito do aumento do raio do círculo na função transformada f~(k⃗ ) .
Com o aumento do raio a , a função transformada torna-se mais localizada na origem e, sobretudo, mantendo a simetria circular na forma dos anéis concêntricos nas vizinhanças pico central. Com efeito, outras figuras geométricas podem ser propostas como a elipse, o hexágono, o triângulo etc.
Post A Comment:
0 comments:
Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________
α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ