QUESTÕES DE CONCURSOS
* Questões
1) Qual a razão que é igual a $\frac{2}{7}$ e cujo antecedente seja
igual a 8.
Assunto: Razão e proporção.
Resolução:
Vamos igualar as razões.
$\frac{8}{x}=\frac{2}{7}$
2x = 8 . 7
2x = 56
$x=\frac{56}{2}$
x = 28
Desta forma a razão igual a $\frac{2}{7}$ , com
antecedente igual a 8 é $\frac{8}{28}=\frac{2}{7}$
2) Almejando desenhar uma
representação de um objeto plano de 5m de comprimento, usando uma escala de
1:20, qual será o comprimento no desenho:
Assunto: Escala e noção de proporção.
Resolução:
Escala: $\frac{1}{20}$
Sabendo que 1m = 100 cm.
Então 5m = 5 x 100 = 500 cm.
O comprimento no desenho será:
500 .$\frac{1}{20}= \frac{500}{20}$ =
25 cm
Desta forma em uma escala 1:20 em plano de
5m, o comprimento do desenho será 25 cm.
3) Em uma sala de aula, a razão de moças para o
número de rapazes é de 5/4. Se o número total de alunos desta turma é de 45
pessoas, caso exista uma festa quantas moças ficariam sem par ?
Assunto:r Razão e proporção
Resolução:
Primeiro vamos denominar o número de moças por X,
e o número de rapazes por Y.
$\frac{x}{y}=\frac{5}{4}$ (Igualam-se as razões)
x + y = 45 (Soma total de alunos)
$\frac{x+y}{x}=\frac{5+4}{5}$ (Aplicação das
propriedades das proporções)
\frac{45}{x} =\frac{9}{5}
45.5 = 9x
225 = 9x ---> x = $\frac{x+y}{9}$ ---> x
= 25 moças
Substituindo X = 25 na expressão x + y = 45, temos :
25 + y = 45 ---> y = 45 – 25 ----> y
= 20 rapazes
Tendo por base que cada rapaz fique apenas com uma moça, o
número de moças que ficariam sem par será : 25 – 20 = 5 moças
Então, o número de moças que ficará sem par
é igual a 5.
4) (FEDF-95 / Professor Nível 1) Um copo de suco
corresponde a 250 ml. Uma professora fez suco para 48 copos, o que corresponde
em litros, a:
a) 12,0
b) 15,2
c) 16,0
d) 20,4
e) 24,0
Assunto: Regra de três
Resolução:
1 copo ---------------> 250 ml
48 copos ------------> x
Resolvendo a regra de três acima :
1x = 48 . 250
x = 12000 ml
Como 12000 ml correspondem a 12 l (basta dividir
12.000/1000), logo a alternativa correta é a letra “a” = 12,00
Então a resposta correta da questão acima é
a letra “a”.
5) (FUB-94 / Auxiliar Administrativo) Um disco gira a 45
rotações por minuto. Em 4 segundos, o disco dá :
a) 3 voltas b) 5
voltas c) 6 voltas d) 9
voltas e) 12 voltas
Assunto: Regra de três
Obs.: É importante notar que 1 minuto é igual a 60s.
Resolução:
60 s ---------------> 45 voltas
4 s ----------------> x
Resolvendo a regra de três acima :
60x = 45 x 5
60x = 180
$=\frac{180}{60}$
x = 3 voltas
Então a resposta correta da questão acima é
a letra “a”.
6) Do meu salário líquido dedico:
25% ao aluguel,
30% à alimentação,
5% à compra de medicamento,
15% pagamento de mensalidades.
O resto que me sobre é R$ 550,00 para lazer. Desta forma
pode-se afirmar que meu salário é no valor de :
a) R$ 1.200,00
b) R$ 785,00
c) R$ 2.200,00
d) R$ 2.250,00
e) R$ 650,00
Assunto: Porcentagem e regra de três
Somando-se as porcentagens dos gastos, temos: 25%+30%+5%+15%
= 75%
Os R$ 550,00 representam os 25%
do total de 100% da operação.
Montando uma regra de três:
550,00 -------> 25
x ------->
100
25.x = 55000
$x =\frac{55000}{25}$
x = 2200
Então a resposta correta da questão acima é
a letra “c”.
7) (FUB-94 / Auxiliar Administrativo) Em uma loja, o metro
de um determinado tecido teve seu preço reduzido de R$ 5,52 para R$ 4.60. Com
R$ 126,96, a porcentagem de tecido que se pode comprar a mais é de :
a) 19,5 % b)
20% c) 20,5% d)
21% e) 21,5%
Assunto: Regra de três e noção de porcentagem
Resolução:
Cenário 1:
1m -------> R$ 5,52
x --------> R$ 126,96
5,52x = 126,96
$x= \frac{126,96}{5,52}$
x = 23 m
Cenário 2:
1m --------> R$ 4,60
x ---------> R$ 126,96
4,60x = 126,96
$x =\frac{126,96}{4,60}$
x = 27,60
Temos então:
23m --------> 100% (Total do metro encontrado com preço
maior)
27,6 ---------> x (Total do metro encontrado com
preço menor)
23x = 100 x 27,6
23x = 2760
$x=\frac{2760}{23}$
x = 120%
Desta forma: 120% - 100% = 20%
Então a resposta correta da questão acima é
a letra “b”.
Olá Multiplicador Flávio, é com enorme satisfação que recebemos sua participação na família Educadores Multiplicadores.
ResponderExcluirEnquanto seu blog não é divulgado naquele espaço, conheça outros Multiplicadores, continue nos visitando, conheça o blog MARQUECOMX (ele é parte da parceria).
Faça novas parcerias (se quiser), amizades e comente em seus blogs e eles (os multiplicadores) virão visitar o seu.
Para saber mais sobre a parceria saudável e tirar proveito dela, é muito importante que você leia o texto no EDUCADORES MULTIPLICADORES.
Até o 30/06 seu blog será divulgado.
Abraço, fiquemos na Paz de Deus e até breve! Agora é só aguardar a sua publicação.
IRIVAN