3/20/2013

Abastecimento de água COSANPA 2013


Abastecimento de água

A água é elemento essencial à vida vegetal e animal. O homem necessita de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender as necessidades, para proteção da saúde e para propiciar o desenvolvimento econômico. 
O sistema de abastecimento de água pode ser concebido e projetado para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações. Caracteriza-se pela captação da água da natureza, adequação de sua qualidade ao padrão potável, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades.
Os sistemas individuais são soluções precárias para os centros urbanos, pois essas fontes encontram, geralmente, expostas a altos níveis de contaminação; embora indicados para as áreas
rurais onde a população é dispersa e, também, para as áreas periféricas de centros urbanos, para comunidades urbanas com características rurais ou, ainda, para as áreas urbanas, como solução provisória, enquanto se aguardam soluções mais adequadas.
Mesmo para pequenas comunidades e para áreas periféricas, a solução coletiva é, atualmente, possível e economicamente interessante, desde que se adotem projetos adequados.

A água na natureza
A água abrange quase quatro quintos da superfície terrestre;
desse total, 97,0% referem se aos mares e os 3% restantes às águas doces. Entre as águas doces, 2,7% são formadas por geleiras, vapor de água e lençóis existentes em grandes profundidades (mais de 800m), não sendo economicamente viável seu aproveitamento para o consumo humano.
Em consequência, constata-se que somente 0,3% do volume total de água do planeta pode ser aproveitado para nosso consumo, sendo 0,01% encontrada em fontes de superfície (rios, lagos) e o restante, ou seja, 0,29%, em fontes subterrâneas (poços e nascentes).


A água subterrânea vem sendo acumulada no subsolo há séculos e somente uma pequena fração é acrescentada anualmente pelas chuvas ou retirada pelo homem. Em compensação, a água dos rios é renovada quase 31 vezes, anualmente.
A precipitação média anual, na terra, é de cerca de 860 mm.
Entre 70% e 75% dessa precipitação voltam à atmosfera como evapotranspiração.

Sistemas de abastecimento

A água não é encontrada pura na natureza. Ao cair em forma de chuva, já carrega impurezas do próprio ar. Ao atingir o solo seu grande poder de dissolver e carregar substâncias altera ainda mais suas qualidades.
A água própria para o consumo humano chama-se água potável. Para ser considerada como tal ela deve obedecer a padrões de potabilidade. Se ela tem substâncias que modificam estes padrões ela é considerada poluída. As substâncias que indicam poluição por matéria orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos.
Em algumas localidades a obtenção de água é feito por poços. 
Esse sistema é mais utilizado nas áreas urbanas não servidas por sistemas públicos de abastecimento, e também em zonas rurais. 
Para o abastecimento de água, a melhor saída é a solução coletiva, 
excetuando-se comunidades rurais muito afastadas. As partes do 
sistema de água são:
1) Manancial 
2) Captação
3) Adução
4) Tratamento
5) Reservação
6) Reservatório de água tratada de jusante
7) Distribuição




Ilustração – Esquema da coleta, tratamento e distribuição da água

As redes de abastecimento funcionam sob o princípio dos vasos comunicantes.
A água necessita de tratamento para se adequar ao consumo.
Mas, todos os métodos têm suas limitações, por isso não é possível tratar água de esgoto para torná-la potável. Os métodos vão desde a simples fervura até correção de dureza e corrosão. As
estações de tratamento se utilizam de várias fases de decantação e filtração, além de cloração.







Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ





PERFIL DO PROFESSOR


Formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/UFRJ/Consórcio CEDERJ), Já atuei em Belém e Castanhal como professor de Cursinho e Concurso, Cursos preparatórios: Hertz e Liderança. Técnico em Saneamento -IFPA - Representante titular do Comitê Gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar - PEAAF no Estado do Pará.(SEMAS/SEDUC). Integrante da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).


Ajude-nos! A melhorar nosso blog

Total de visualizações


usuários online

Blogue filiado em

Marcadores

Seguidores

Postagens populares

Apoio

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Videos

Loading...

Blog Archive

Top Mais

Marcadores

Anúncio