About

About
União d Blogs de Matemática

Labels

slider

Recent

Navigation

Coordenação da Água




Governo de Goiás
Secretaria de Estado da Saúde
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental
Gerência de Desenvolvimento Técnico em Serviços e Ambientes
                                               Coordenação da Água




MANUAL DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL E INSTRUÇÕES DE  COLETA PARA ENSAIOS LABORATORIAIS


PROGRAMA DE VIGILÃNCIA DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA

CONSUMO HUMANO NO ESTADO DE GOIÁS




1. INTRODUÇÃO

A água como produto indispensável à manutenção da vida no planeta, tem despertado  o interesse  dos  mais diversos setores, os quais estudam modelos de utilização e gerência, que sejam compatíveis com a crescente demanda e relativa escassez da mesma, nos padrões desejados.

À primeira vista, o abastecimento de água parece inesgotável, mas se considerarmos que  97% (noventa e sete por cento), é  água  salgada,  não  utilizável para a agricultura, uso  industrial  ou  consumo  humano,  a  impressão  já  muda.Agrava-se ainda que, da quantidade de água doce existente 3%(três por cento), apenas 0,3% (zero virgula três por cento) aproximadamente é aproveitável, pois a maior parte encontra-se presente na neve, gelo  ou  em   lençóis  subterrâneos  situados  abaixo de  uma  profundidade  de  800 m, tornando-se  inviável  ao  consumo  humano.Além disso,  somente 30%  da  população mundial têm garantia de água tratada, os demais dependem de poços ou outras fontes de abastecimento passíveis de contaminação.

Em decorrência das enfermidades de transmissão hídrica, que tem a água como o veículo do agente infeccioso (contaminação por helmintos, protozoário, vírus, fungos
e bactérias) e  as  enfermidades de origem hídrica, que são causadas pelas alterações físico-químicas da  água  (contaminantes químicos, orgânicos e inorgânicos),  bem como medida básica de promoção da Saúde, o Ministério da Saúde desenvolveu o Programa SISAGUA,  que abrange  ações de vigilância e controle da qualidade da potabilidade da água de sistemas e  soluções  alternativas de  abastecimento utilizadas para consumo humano, segundo as diretrizes da Portaria de Potabilidade de Água Para Consumo Humano MS/518 de 25 de março de 2004.

O estado de Goiás é constituído por 246 municípios. Destes, 23 funcionam como sistemas municipais de água, ou seja, são sistemas de abastecimento em que a responsabilidade pela distribuição e qualidade da água é das prefeituras municipais. Nos outros municípios esta responsabilidade é da SANEAGO.

As atividades do Programa devem ser exercidas continuamente pela autoridade de saúde publica e pelo responsável pelo controle a nível municipal, no intuito de se detectar precocemente fatores de risco à saúde da população, e diagnóstico de surtos e epidemias.



DEFINIÇÕES:

PORTARIA N°518, DE 25 DE MARÇO DE 2004.

            Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências.

ÁGUA POTÁVEL

            Água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.


SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

Instalação composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos destinados à produção e a distribuição canalizada de água potável para populações, sob responsabilidade do poder publico mesmo que administrada em regime de concessão ou permissão (ex: SANEAGO, SAAE, DMAE).
                       

SOLUÇÃO ALTERNATIVA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

Toda modalidade de abastecimento coletivo de água distinta do sistema de abastecimento de água, incluindo, entre outras, fonte, poço comunitário, distribuição por veículo transportador, instalações condominiais horizontais e verticais. Basicamente existem dois tipos de solução alternativa para o abastecimento de água:

                        - Solução coletiva, que ocorre em áreas urbanas e áreas rurais com população concentrada. Os custos de implantação são divididos são divididos entre os usuários.
                        - Solução individual, que se aplica normalmente em áreas rurais de população dispersa. Neste caso, as soluções referem-se exclusivamente ao domicilio, assim como os respectivos custos.


CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

            Conjunto de atividades exercidas de forma contínua pelos responsáveis pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água destinadas a verificar se a água fornecida a população é potável, assegurando a manutenção desta condição.


VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

            Conjunto de ações adotadas continuamente pela autoridade de saúde publica, para verificar se a água consumida pela população atende a esta Norma e para avaliar os riscos que os sistemas e as soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde humana.
                       

COLIFORMES TOTAIS

                        Grupo de bactérias do grupo coliforme (gêneros Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella). Destes apenas a Eschrerichia coli tem como hábitat primário o trato intestinal do homem e animais. Os demais - Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella – além de serem encontrados das fezes, também estão presentes em outros ambientes como vegetais e solo. São capazes de fermentar a lactose com produção de gás quando incubados a 35-37º, por 48 horas.


COLIFORMES TERMOTOLERANTES

            Subgrupo das bactérias do grupo coliforme que fermentam a lactose com produção de ácido e gás a 44-45,5ºC em 24 horas. Fazem parte deste grupo a Escherichia coli e algumas cepas de Enterobacter e Klebsilla.

Escherichia coli

            É considerado o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos pelos seguintes motivos:

                     - É encontrado exclusivamente no trato intestinal do homem e outros animais;

                     - Ocorre em número muito alto nas fezes;

                     - Apresenta alta resistência ao ambiente extra-enteral;

                     - Existem técnicas rápidas, simples e precisas para sua detecção e/ou contagem.
                    

PARAMETROS MICROBIOLOGICOS DE POTABILIDADE DA ÁGUA
(VMP) Valor Máximo Permitido-

Art. 11°-Tabela 1.

- Água para consumo humano em toda e qualquer situação, incluindo
fontes individuais como poços, minas, nascente, dentre outras:
                        Escherichia coli ou coliformes termotolerantes: Ausência em 100ml

                        Água na saída do tratamento:
                         
- Coliformes totais: Ausência em 100ml

                        Água tratada no sistema de distribuição (reservatórios e rede):

- Escherichia coli ou coliformes termotolerantes: Ausência em 100ml

Coliformes totais em sistemas que analisam 40 ou mais amostras por mês:

- Ausência em 100ml em 95% das amostras examinadas por mês

Sistemas que analisam menos de 40 amostras por mês:
- Apenas uma amostra poderá apresentar mensalmente resultado positivo
em 100ml.


PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE POTABILIDADE DA ÁGUA

                     - Cloro residual: Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre, em qualquer ponto do sistema de abastecimento, seja de 2,0mg/L.

-pH: Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

Art. 13° - Após a desinfecção, a água deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5mg/L, sendo obrigatória a manutenção de, no mínimo 0,2mg/L em qualquer ponto da rede de distribuição, recomendando-se que a cloração seja realizada em pH inferior a 8,0 e tempo de contato mínimo de 30 minutos.
   
-DBO: Demanda Bioquímica de Oxigênio. É a medida da capacidade de oxigênio dissolvida na água e utilizada pelos microorganismos na oxidação bioquímica da matéria orgânica. É, portanto, um parâmetro para avaliar a pureza de um corpo hídrico; quanto maior o grau de poluição, maior o DBO (quanto menor a quantidade de oxigênio, maior a contaminação orgânica).

-DQO: Demanda Química de Oxigênio. É a medida da capacidade de consumo de oxigênio pela matéria orgânica presente na água. Mede a poluição da água.

-Turbidez: Ocorre devido à presença de matéria em suspensão na água (argila, matéria orgânica etc.) e altera sua transparência.


2- COMO PREVENIR ENFERMIDADES DE TRANSMISSÃO HÍDRICA

                  Enfermidades de transmissão hídrica são aquelas que têm a água como o veículo do agente infeccioso (helmintos, protozoários, vírus, fungos e bactérias).



Classificação
Doenças
Agente
Transmissão







Com suporte
na água







Cólera



Febre tifóide




Disenteria bacilar




Disenteria amebiana




Hepatite A
Vibrio cholerae


Salmonella tiphy



Bactéria do gênero Shigella


Protozoário
(Entamoeba histolitica)


VHA (vírus da hepatite A)
Água/ Alimentos (sobretudo frutos do mar)


Água/ Alimentos (sobretudo laticínios)



Água/Alimentos/contato direto




Água contaminada/alimentos



Água/ alimentos/ contato direto
Relacionados à higiene

Tracoma




Escabiose (sarna)
Bactéria (Chlamydia trachomatis)


Ácaro (Sarcoptes scabiei)
Contato direto com secreções ou objetos infectados



Contato direto com pessoas ou objetos (roupas, toalhas) infectados.




Causadas por contato com a água
Esquistossomose




Leptospirose
    Verme
(Schistosoma mansoni)


Bactéria
(Leptospira interrogans)
Contato da pele com água contaminada por larvas produzidas pelo caracol, hospedeiro.


Contato da pele com água contaminada com urina de ratos, os mais comuns hospedeiros da bactéria.
ca
Causadas por vetores que só se reproduzem na água


Dengue



Febre Amarela



Malária
Vírus do gênero flavivirus

Vírus do gênero
flavivirus

Protozoário (plasmodium)
Picada do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro intermediário.


Picada do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro intermediário.


Picada do mosquito Anopheles

Utilize sempre que possível a água da rede publica de abastecimento

                  Mantenha o reservatório de água de sua casa sempre limpo, com a tampa da caixa d’água bem fechada, evitando assim a entrada de insetos e outros animais.

                  Os reservatórios de água potável de residências e prédios devem:

                  - ser limpos de 6 em 6 meses - Norma Técnica Relativa ao Saneamento e ao Meio Ambiente-artigo 7°- § 4
                  - sem vazamentos
- ter paredes internas com superfície lisa, impermeável, resistente, sem
rachaduras.
- ter cobertura adequada com abertura de visita de modo a permitir a entrada
de um homem para fazer a limpeza

                  Obs: ao contratar serviços de empresas especializadas em limpeza de caixas d’água certifique-se de que possuem o alvará de licença da vigilância sanitária estadual ou municipal para atuarem.

                  Se não for possível o uso de água tratada, os seguintes cuidados devem ser tomados:
                         Ferva a água por cinco minutos ou adicione ao filtro duas gotas de Hipoclorito de sódio a 2,5% (fornecido gratuitamente pela SPAIS ou adquirido no comércio, devendo ser registrado no MS) para cada litro de água, deixando em repouso por trinta minutos. Esse tempo de espera é necessário para que ocorra ação do Hipoclorito sobre as bactérias presentes no líquido, promovendo assim sua desinfecção.

                        Se a água estiver turva, antes de aplicar o cloro, deixe-a em repouso para que as partículas em suspensão se depositem no fundo da vasilha. Quando a água estiver mais clara, filtre-a para outro recipiente e adicione o cloro.

                        Mantenha os poços, cisternas ou fontes protegidas, evitando contaminação ou a entrada de animais. Os poços devem ficar distantes de fossas, sumidouros de água servida ou quaisquer outras fontes de contaminação.


3-FONTES DE CONTAMINAÇAÕ DA ÁGUA

As enfermidades de origem hídrica são causadas pelas alterações físico-químicas da água (contaminantes químicos, orgânicos e inorgânicos)

A contaminação da água ocorre com a introdução de substâncias que provocam alterações na qualidade do ambiente aquático. Ela pode ocorrer por diversos motivos:

-          Contaminação por matéria orgânica originada de esgotos domésticos, (ausência de saneamento básico), sabões e detergentes.
                        Os detergentes e sabões em pó comercializados atualmente, apesa


                  - Os detergentes e sabões em pó comercializados atualmente, apesar de menos nocivos, contem fosfatos, substancias que podem promover um crescimento acelerado de algas nos rios. Quando elas morrem, logo são decompostas por bactérias que consomem o oxigênio disponível na água e exalam mau cheiro.

                  - Contaminação por derivados de resíduos químicos de indústrias e mineração: são de difícil degradação, por isso podem ficar boiando na água ou se depositar no fundo de rios e lagos e mares, onde permanecem inalterados por muitos anos. Dentre os mais nocivos estão os chamados metais pesados-chumbo, mercúrio, cádmio, cromo e níquel.

      Chumbo-é um dos metais pesados mais presentes na terra, podendo ser encontrado praticamente em qualquer ambiente ou sistema biológico, inclusive no homem (provoca saturnismo). Utilizado em fábricas de baterias, pintura a pistola, fundição de chumbo, latão e cobre etc.

                  Mercúrio-utilizado principalmente nos garimpo, na extração do ouro e da prata. Sua principal ação tóxica é de manifestações de distúrbios neurais.

                  Cromo-O efeito mais importante é o câncer pulmonar, que se desenvolve entre 20 e 30 anos após a exposição.

            - Contaminação por poluentes radioativos, causados por acidentes ambientais.

            - Contaminação por agrotóxicos, quando os resíduos químicos presentes no solo deslocam-se horizontal ou verticalmente contaminando rios, lagos, lençóis freáticos e oceanos. (atividades agrícolas e pecuárias).

            -Contaminação ocupacional ou ambiental:

-Flúor em excesso-presente no ambiente, quando em excesso provoca fluorose.

-Solventes orgânicos - substancias liquidas a temperatura ambiente com características de volatilidade e lipossolubilidade.São empregados como solubilizantes, dispersantes ou diluentes em diferentes processos industriais.
Ex: Benzeno: Nas exposições crônicas atuam sobre a medula óssea, produzindo quadros de redução do numero de hemácias e/ou leucócitos e/ou plaquetas.


 4-ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO

A água bruta-aquela captada de rios, lagos ou represas e que ainda não foi tratada-é encaminhada a uma ETA (Estação de Tratamento de Água), onde é submetida a uma série de processos que garante sua qualidade e elimina microorganismos nocivos e residuais.

            A ETA purifica a água para que ela alcance os padrões mínimos de potabilidade. As principais etapas do tratamento são:

            - Coagulação/Floculação: Ao entrar na ETA a água bruta recebe o coagulante (sulfato de alumínio) e às vezes cal, responsável pela correção do pH. O coagulante faz com que as partículas de sujeira iniciem o processo de união que formarão os flocos decantadores. A coagulação é, portanto, a retirada das impurezas que bóiam na água - por meio do emprego de sulfato de alumínio. A água se torna então ácida, e é necessário acrescentar sal para neutralizá-la. Em seguida é estimulada a floculação. A água é agitada para que as partículas de impurezas se aglomerem.

            - Decantação ou Sedimentação: A água floculada entra em grandes tanques (decantadores), através de cortinas de distribuição que regulam sua velocidade de entrada. A decantação faz com que os flocos que se originaram na etapa anterior, sendo mais pesados que a água, depositem-se no fundo da água (no decantador) formando uma camada de lodo, que periodicamente é removida através de lavagens ou descargas para o canal de águas residuais da estação. É, portanto, a separação da água e da camada de lodo.

            - Filtração: Após a decantação a água passa pelos filtros onde as pequenas partículas e microorganismos que não tenham sido removidas até então possam ser retiradas. O filtro é constituído por uma camada de areia (leito filtrante) e outra de pedregulhos e cascalhos com tamanhos variáveis (camada suporte), por onde a água tem de passar antes de chegar a um novo reservatório. Periodicamente os filtros são lavados para remover as partículas retidas no leito filtrante, o que é conseguido pela inversão do fluxo da água.

Finalmente, o pH da água é corrigido para que ela não seja nem muito ácida nem muito alcalina.

            - Desinfecção: Uma vez filtrada a água, a desinfecção é realizada pela ação do cloro que elimina: os microorganismos nocivos remanescentes do tratamento, mau cheiro, gosto desagradável e qualquer coloração anormal, sendo mantido um teor residual de acordo com a legislação. Além de ser acrescentado no início do tratamento (pré-cloração), o cloro é colocado também na água decantada (intercloração) e na água filtrada (pós - cloração). A pós-cloração evita que a água se contamine durante o processo de distribuição
           
- Fluoretação: A ultima etapa é a adição de cloro, pratica que ocorre em algumas cidades.


5-DESINFECÇAÕ DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS

            Diversas comunidades são abastecidas por poços rasos que captam água em  aqüíferos freáticos bastante susceptíveis de contaminação.Na maioria dos casos, tal se sucede em função da inexistência de redes coletoras de esgotos, acarretando o emprego extensivo de fossas negras, e pela escavação e revestimento inadequado dos poços.

            Desinfetar uma água significa eliminar os microorganismos patogênicos presentes na mesma.

            A água para consumo humano proveniente de poço, cacimba, fonte, carro-pipa, riacho, açude etc. deverá ser clorada no local utilizado para armazenamento (reservatório, tanque, pote, filtro, jarra, etc.,) utilizando-se o hipoclorito de sódio a 2,5% nas seguintes dosagens:

VOLUME DE ÁGUA
DOSAGEM DE HIPOCLORITO DE SÓDIO A 2,5%
MEDIDA PRÁTICA
TEMPO DE CONTATO
1000 LITROS
100ML
2 COPINHOS DE CAFÉ   (DESCARTÁVEIS)
30 MINUTOS
200 LITROS
15ML
1 COLHER DE SOPA
30MINUTOS
20 LITROS
2ML
1 COLHER DE CHÁ
30MINUTOS
1 LITRO
0,08ML
2 GOTAS
30MINUTOS

Obs: Observar o tempo de contato do cloro com a água antes de consumir.

O cloro é o desinfetante mais empregado e é considerado bom, porque:

-realmente age sobre os microorganismos patogênicos presentes na água

-não é nocivo ao homem na dosagem requerida para desinfecção

-é econômico

-não altera outras qualidades outras qualidades da água, depois de aplicado.

-é de aplicação relativamente fácil

-deixa um residual ativo na água, isto é, sua ação continua depois de aplicado.

-é tolerado pela grande maioria da população


Existem algumas soluções simplificadas para a desinfecção de águas de pequenas instalações e em domicílios, que serão apresentadas a seguir.

5.1-Clorador por difusão

O clorador por difusão è uma mistura de 340 gramas de cloro em pó (4 copos cheios) e 850 gramas de areia lavada (4 copos), colocada numa garrafa de plástico vazia (pode ser de água sanitária ou álcool).A areia tem a função de facilitar a liberação lenta do cloro para a água.Essa mistura é suficiente para a desinfecção de um volume da ordem de 2000litros de água.(Usar luvas para misturar a cal clorada com areia)

 São feitas duas perfurações em lados opostos (por onde o cloro será liberado) com 0,6 cm de diâmetro (da largura de um lápis), a 10cm do gargalo, que deverá ser previamente tampado.

A garrafa é amarrada com um fio de nylon grosso que deve ser amarrado fora da cisterna, em qualquer ponto de apoio (geralmente na própria tampa), próximo à superfície.
 e abaixada para o fundo da cisterna. A garrafa deve permanecer na posição vertical, dentro da água e próxima à superfície. Após 30 dias a mistura deve ser trocada.

                       
Ø  Areia limpa:

            1-Peneirar areia com granulometria 0,8.
2-Colocar sobre uma placa de metal em aquecimento.
3-Misturar com uma pá para homogeneizar o calor.
4-Colocar em local limpo, arejado e sem umidade.

Obs: Cloro em pó é conhecido no comércio como “Hipoclorito de Cálcio ou Cal Clorada”

 O clorador só deve ser usado em poços revestidos, limpos e com tampa e ainda naqueles com profundidade mínima de três metros entre o espelho d'água e a superfície. Nos poços sem revestimento o cloro vai reagir com o barro e o material do solo formando compostos tóxicos e não vai ficar disponível para matar as bactérias e microorganismos porventura existentes na água.

É o sistema mais simples e barato de desinfetar a água. O cloro não é produto caro. A areia e a embalagem representam também custo muito baixo.


Geralmente essa mistura é suficiente para tratar 1.000 litros de água em poços revestidos ou cisternas. Entretanto, quando a quantidade de água for superior a essa ou ainda, quando houver uma retirada diária muito grande de água, ou seja, rápida renovação do lençol d'água, pode ser necessário colocar mais um clorador. O clorador pode permanecer durante 30 dias dentro do poço.
A quantidade de cloro que é liberada é muito pouca (0,1 a 0,5 ppm). Mas é bom lembrar que aquelas pessoas que não têm o costume de beber água com cloro podem eventualmente, estranhar o gosto da água clorada.


Para volume maior que 1000 litros: É só colocar um clorador para cada 1000 litros, distribuídos em profundidades diferentes e distanciados de forma eqüitativa.




5.2-Clorador desenvolvido pela EMPRAPA:

     O clorador é feito com os seguintes materiais, que podem ser comprados em lojas de material de construção:
 1 bucha de redução soldável longa de 60 por 25 milímetros;(4)
3 tubos de PVC de 25 milímetros de diâmetro e 30 centímetros de comprimento (5,9,11);
3 adaptadores de 25 milímetros por 3/4 de polegada (1,12);
2 registros de esfera com borboleta em PVC de 3/4 de polegada (3,6);
1 nipel de 3/4 de polegada (7);
1 Te soldável de 25 milímetros (10);
1 Te soldável de 25 milímetros por 0,5 polegada com rosca (8);
1 torneira de jardim de 0,5 polegada (2);
Lixa especial para PVC;
Cola para PVC
     O clorador é feito com os seguintes materiais, que podem ser comprados em lojas de material de construção:
     Antes de começar a colar os tubos e conexões, pegue a lixa especial para PVC e limpe a superfície brilhante das extremidades dessas peças. Feito isso, vá encaixando cada parte conforme mostra o desenho. Para facilitar a montagem, fixe primeiro a base do clorador para depois colocar os tubos e conexões da parte central do equipamento.
     No cano de captação da água, que geralmente vem de um poço artesiano, cole um adaptador de 25 x 3/4". Em seguida, fixe essa peça ao registro de esfera de 3/4", que será colado a outro adaptador de 25 x 3/4". Na extremidade de um dos tubos de 25 milímetros, encaixe esse adaptador.
     No outro lado do cano, cole o Te de 25 milímetros. Essa peça irá se fixar a outro tubo de 25 milímetros e, na parte superior, ao nipel de 3/4". Na outra ponta desse cano, você irá colar o Te de 25 milímetros por 0,5 polegada com rosca, peça importante para fixar a torneira de jardim e a tubulação que levará a água até o reservatório.
     Na parte central do clorador, o nipel de 3/4" é fixado de um lado ao Te de 25 milímetros e do outro ao segundo registro de esfera de 3/4". Cole esta peça a um adaptador de 25 x 3/4" para, em seguida, encaixar o conjunto a um tubo de 25 milímetros de diâmetro. Este, por sua vez, será colado à bucha de redução. Para limpar a cola que sobra nas junções, passe mais uma vez a lixa especial para PVC.




5.3-Outros métodos químicos de desinfecção
           
5.3.1-Ozona: é um desinfetante poderoso. Não deixa cheiro na água, mas, origina um sabor especial, ainda que não desagradável. Apresenta o inconveniente de uma operação difícil, e, o que é mais importante, não tem ação residual.

5.3.2-Iodo: desinfeta bem a água após um tempo de contato de meia hora. É, entretanto, muito mais caro para ser empregado em sistemas públicos de abastecimento de água.

5.3.3-Prata: é bastante eficiente: sob forma coloidal ou iônica não deixa sabor nem cheiro na água e tem uma ação residual satisfatória. Porém, para águas que contenham certos tipos de substâncias, tais como cloretos, sua eficiência diminui consideravelmente.


6-FORMAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA

- Água de chuva – pode ser armazenada em cisternas, que são pequenos reservatórios individuais protegidos. É captada nas calhas dos telhados e, destas vão ter aos condutores verticais e, finalmente aos reservatórios. Estes podem ser de tambor, cimento, amianto ou plástico.

            - Nascente-o aproveitamento da água de encosta é realizado pela captação em caixas de tomada. A caixa deve ter as paredes impermeabilizadas, tampa, canaletas para afastamento das águas de chuvas, bomba para retirada da água, ser convenientemente afastada de currais, pocilgas, fossas e ter sua área protegida por uma cerca.

            - Galeria filtrante (fundo de vales)-Aproveita-se a fonte de fundo de vale por meio de sistema de drenagem subsuperficial, sendo a drenagem feita por um sistema de drenos que termina em um coletor central e destes vai ao poço. O poço coletor deve obedecer aos mesmos requisitos usados para o poço raso ou fonte de encosta.

            - Poço escavado (lençol freático)-também conhecido como poços rasos ou freáticos, com diâmetro mínimo de 90 centímetros, são destinados tanto ao abastecimento individual como coletivo. Esta solução permite o aproveitamento da água do lençol freático, atuando geralmente entre 10 a 20 metros de profundidade, podendo obter de dois a três mil litros d água por dia. O poço deve ter a parede impermeabilizada até a altura mínima de três metros e deve ter uma calçada de concreto com um metro de largura em volta da boca do poço, para evitar infiltrações das águas de superfície. Sobre a boca do poço deve ser construída uma caixa de concreto ou alvenaria de tijolos, fazendo-se o prolongamento externo da parede de revestimento do poço. Deverão ter altura entre 50 e 80 centímetros a partir da superfície do solo. A boca do poço deve ser fechada com cobertura de concreto ou madeira, deixando abertura de inspeção com tampa de encaixe. A retirada da água deverá ser feita por bomba hidráulica.

            - Poço tubular profundo (lençol subterrâneo)-Os poços tubulares profundos captam água do aqüífero denominado artesiano ou confinado, localizado abaixo do lençol freático, entre duas camadas impermeáveis e sujeitas a uma pressão maior que a atmosférica. È conhecido também como jorrante quando a água jorra acima da superfície do solo sem necessidade de meios de elevação. Caso a água se eleve dentro do poço sem, contudo ultrapassar a superfície do solo é dito semi-surgente. O diâmetro, normalmente de 150 mm ou 200 mm, é determinado em função da vazão a ser extraída. Quanto à profundidade, pode variar de 60 a 300 metros ou mais, dependendo da profundidade em que se encontra o aqüífero.

            - Tomada direta de rios, lagos e açudes (mananciais de superfície).


7-MANANCIAIS PARA ABASTECIMENTO

                     É toda fonte de água utilizada para abastecimento doméstico, comercial, industrial e outros fins. De maneira geral, quanto à origem, os mananciais são classificados em:

                     - Manancial superficial é aquele que escoa na superfície terrestre, compreendendo os córregos, ribeirões, rios, lagos e reservatórios artificiais.
                    
                     - Manancial subterrâneo é aquele que se encontra totalmente abaixo da superfície terrestre, compreendendo os lençóis freático e profundo, tendo sua captação feita pelos poços rasos ou profundos, galerias de infiltração ou pelo aproveitamento das nascentes.
                    
                     - Água meteórica é a água existente na natureza na forma de chuva, neve ou granizo.

 


8-MATA CILIAR

As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável.
A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

As principais funções das mata ciliares são:

>controlar a erosão nas margens dos cursos dágua, evitando o assoreamento dos mananciais.
>minimizar os efeitos das enchentes
>manter a quantidade e a qualidade das águas;
>filtrar os possíveis resíduos químicos como agrotóxicos e fertilizantes;
>auxiliar na proteção da fauna local


9-INSTRUÇÕES PARA EXAME MICROBIOLÓGICO DE ÁGUA


Verificar se o ponto de amostragem recebe água diretamente da rede de distribuição. Para amostras da PPI-ÁGUA relativas ao sistema de abastecimento, coletar a água sempre em torneiras do jardim, antes da caixa d’água do domicílio.

            Em caso de água de torneiras ou bombas deixar correr as primeiras águas (torneira de dois a três minutos e, bombas, cinco minutos).  

Material necessário:

>frascos esterilizados cedidos pelo LACEN
>caixa de isopor ou isotérmica
>gelo embalado ou gelox
>fita crepe
>sacos plásticos para embalar os frascos
>álcool a 70°
>algodão
>termo de coleta


9.1-COLETA DE ÁGUA


                              ANÁLISE MICROBIOLÓGICA


9.1.1-Água in natura (poços e/ou cisternas)

            Estas amostras serão recebidas em caso de investigação de surtos, ou programas pré-estabelecidos com o laboratório.
   

Identificar o numero da amostra correspondente ao numero de termo de coleta

            9.1 - Diretamente do poço: No caso de poços ou cisternas, amarrar com barbante ou fio de náilon o gargalo do frasco e introduzir o mesmo lentamente, sem permitir que o frasco toque nos lados do poço. Submergir o frasco, permitindo que se obtenha amostra mais profunda colher a quantidade suficiente para preencher ¾ do frasco. Tampar imediatamente, resfriar e armazenar adequadamente até o envio ao laboratório.

Obs: O frasco esterilizado possui como proteção do gargalo e da tampa um envoltório de papel. Retire-o no momento da transferência com cuidado de tal maneira que o gargalo ou a parte interna da tampa não entre em contato com as mãos ou com material estranho (terra, por exemplo). Segure a tampa de maneira apropriada, pela base, para que não ocorram contaminações. Feche o frasco logo que termine a coleta ou transferência.


 9.1.2 Torneira (Sistema de Distribuição e Solução Alternativa)

            Identificar o numero da amostra correspondente ao numero de termo de coleta

            Abra a torneira totalmente e deixe a água escoar por 03 minutos, para que a água que porventura esteja estagnada no encanamento seja desprezada.


v  Limpe as partes interna e externa da torneira com algodão embebido em álcool a 70% ou hipoclorito de sódio a 2,5% .
v  Abra a torneira novamente e deixe escoar a água por mais alguns segundos.
v  Abra o frasco coletor esterilizado com cuidado para não haver contaminação do gargalo ou da tampa (evitar que a parte interna entre em contato com qualquer superfície contaminada, inclusive mãos).
v  Colha a quantidade suficiente para preencher ¾ do frasco (aproximadamente 200ml de água). Feche bem.
v  Tampar imediatamente, resfriar e armazenar adequadamente até o envio ao laboratório. 


ANÁLISE FISICO-QUIMICA


v  Abra a torneira e deixe escoar a água por um minuto.
v  Abra o frasco de plástico de pelo menos 500ml de capacidade e lave-o por três vezes com a água a ser coletada.
v  Feche bem o frasco e identifique a amostra; envie ao laboratório em caixas isotérmicas com gelo em no máximo 12h após a coleta.
                                              



  10 – TRANSPORTE


  A Água Deverá Ser Transportada Em Frasco de plástico para físico-química, e frasco esterilizado próprio para coleta de água tratada ou água in natura, fornecidos pelo LACEN. O Frasco AT deve ser utilizado para a coleta de água tratada e o Frasco AP para água de poço.

 A água deve chegar ao laboratório em temperatura ambiente (até 1 hora após a coleta ou à baixa temperatura de 4 a 10º C até  12 horas após a coleta).
                             
             Obs: Para que seja mantida à baixa temperatura, a amostra deverá ser acondicionada em saco plástico e colocada dentro de uma caixa de isopor com gelo ou gelox em quantidade suficiente para manutenção da temperatura. (No caso de uso de gelo para a refrigeração, este deverá ser acondicionado em embalagem íntegra, por exemplo, saco plástico ou frasco plástico, de maneira a evitar o contato direto entre a amostra e o mesmo).




11 - RECEBIMENTOS DE AMOSTRAS

Antes de enviar as amostras para análise

v  Ler o manual de coleta
v  Entrar em contato com o Departamento de Produtos do LACEN para pedir frascos esterilizados para a coleta de água com antecedência mínima de 48 h.
v  Agendar com a seção de Microbiologia com antecedência mínima de 24 h para o envio das amostras.
v  O prazo de validade da esterilização é de um mês (a data no frasco corresponde ao dia da esterilização); após este tempo o frasco deverá retornar ao laboratório para nova esterilização.
v  Somente serão analisadas as amostras contidas em frascos esterilizados fornecidos pelo laboratório e que forem transportadas dentro das condições acima estabelecidas.
v  Para cada amostra coletada deve ser preenchido o Termo de coleta de água em 03 vias. Quando for necessário fazer ensaios microbiológicos e físico-químicos para a mesma amostra, fazer um único auto.
v  Caso ocorram transtornos no envio das amostras, entre em contato com o Departamento de Produtos do LACEN até às 16hs PELO FONE: 3201 3888 OU FAX: 3201 3891.
v  Horário de recebimento: 7:00 às 16::00 hs.


AS AMOSTRAS SERÃO RECUSADAS QUANDO:


v  Ultrapassar o tempo de 12 horas após a coleta
v  Não estiverem em temperatura resfriada.
v  Amostras acondicionadas fora das condições apropriadas.
v  Frasco com data de esterilização vencida.
v  Preenchimento incompleto ou incorreto do termo de coleta (assinatura, data, hora, local, tipo de água, dados de amostras, etc).
v  Amostras que não estejam incluídas no programa de monitoramento.

OBS: Frascos vencidos deverão retornar ao laboratório para nova esterilização, com máxima urgência, para que sejam reprocessados e colocados em uso.




 12- PLANO DE AMOSTRAGEM – PPI ÁGUA


 O número de amostras a serem coletas mensalmente será proporcional à população total do município de acordo com o quadro abaixo:

                            
                            
ANÁLISE BACTERIOLÓGICA EM FUNÇÃO DA POPULAÇÃO TOTAL DO MUNICIPIO.


                              Plano de Amostragem PPI

            População
Sistema de abastecimento
     Solução Alternativa
Até 20.000 hab.
02
02
De 20.000 a 100.000 hab.
10
10
De 100.000 a 400.000 hab.
15
15
De 400.000 a 2.000.000 hab.
25
25
De 2.000.000 a 10.000.000 hab.
80
80



ANÁLISES FISOCO-QUÍMICAS DE CLORO RESIDUAL E TURBIDEZ, EM FUNÇÃO DA POPULAÇÃO TOTAL DO MUNICIPIO.


PARÂMETRO
TIPO DE MANANCIAL
POPULAÇÃO TOTAL DO MUNICÍPIO
< 5000
hab.
5001 a
10000 hab
10.001 a
20.000
hab.
20.001 a
50.000
hab.
50.001 a
100.000
hab.
>100.000
hab.
CRL(1)
Superficial ou
Subterrâneo
10
14
18
25
36
53
Turbidez
Superficial ou
Subterrâneo
10
14
18
25
36
53
Notas: (1) Cloro Residual Livre


Padrão de turbidez para água pós-filtração ou pré-desinfecção:

Desinfecção: Turbidez<1,0 UT em 95% das amostras
Filtração rápida (tratamento completo ou filtração direta): Turbidez 1,0 UT
Filtração lenta: 2,0 UT em 95% das amostras

Obs:As análises de turbidez devem ser realizadas no mínimo diariamente para desinfecção ou filtração lenta e no mínimo a cada quatro horas para filtração rápida, segundo artigo 12, parágrafo 3° da portaria 518/2004/MS.

Padrão de cloro

Portaria 518/2004/MS - Artigo 13: Após a desinfecção, a água deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5mg/L, sendo obrigatória a manutenção de, no mínimo 0,2mg/L em qualquer ponto da rede de distribuição...




13-INSTRUÇÕES PARA COLETA DE ÁGUA PARA ANÁLISE DE METAIS PESADOS (ARSÊNIO, CÁDMIO, MERCÚRIO, CHUMBO, ANTIMÔNIO)


13.1-COLETA DE ÁGUA


            A escolha dos locais de coleta deve sempre levar em consideração a localização da possível fonte de contaminação e sua distribuição territorial.

            No local da amostragem devemos anotar todas as condições observadas, atentando para condições climáticas e demais condições ambientais, alem de fatos que possam interferir e ajudar quando da interpretação dos dados na caderneta de campo ou em uma ficha de campo.


            Alguns procedimentos podem ser adotados durante a coleta:

            >O frasco deve ser mantido fechado até o momento da coleta, para evitar contaminação da amostra.
           
>A amostra deve ser representativa da água que está sendo coletada;
           
>O volume da amostra dependerá do tipo de trabalho e da quantidade de elementos a serem analisados; pode-se também lavar o recipiente com a água do local que se deseja analisar fazendo o que chamamos de ambiente.
           
>Todas as mostras devem ser devidamente identificadas e coletadas em duplicata.

>É recomendável que até o momento da análise as amostras sejam mantidas a 4°C de temperatura

>Caso a água seja de poço recentemente aberto, esperar alguns dias com o mesmo em funcionamento antes de fazer a coleta da amostra, para que o mesmo elimine qualquer tipo de material em suspensão, resultante da perfuração.

>No caso de poço já em funcionamento, abrir a torneira, deixar correr a água por 5 minutos, e então fazer a coleta.

>No caso de açudes, reservatórios ou rios, evitar coletar muito na margem.

13.1.1-Coleta com frascos de vidro:

                  Material necessário:

                  >Recipientes de vidro escuro adequados à coleta e transporte da amostra, fornecidos pelo LACEN.
                  >Ácido nítrico
                  >Pipetas ou frasco conta gotas plástico para ácido nítrico                    
                  >Álcool etílico
                  >Etiqueta para identificação dos recipientes
                  >Caixa isotérmica
                  >Caderneta para anotações
                  >Termo de coleta

            Na coleta de campos em corpos d’água, após a retirada da tampa (embaixo d’água) segura-se o frasco pela base, mergulhando-o até uma profundidade de aproximadamente 30cm da superfície livre d’água. O frasco deve ser dirigido de modo que a boca fique no sentido contrário à correnteza e fechado ainda submerso.


13.1.2-Coleta com tubos plásticos de 50ml

As determinações de água, quando necessário, e dependendo do objetivo do estudo, devem ser filtradas utilizando membranas de 0,45 mm (para análise dos elementos dissolvidos) e/ou acidificadas com HNO3.

                  Material necessário para cada coleta:

      >02 tubos plásticos com tampa, para centrífuga, capacidade para 50ml, ou frascos próprios fornecidos pelo LACEN.
   >Fita isolante ou adesiva colorida (vermelha verde e transparente).
      >Fita ou aparelho para medir pH.
      >Unidade de membrana filtrante Millipore 0,45 mm de porosidade.
      >Caneta para retro projetor.
      >Seringa plástica de 20 ou 50ml
      >Sacos plásticos
      >Saco de tecido de algodão para coleta de sedimento
      >Ácido nítrico (em frascos plásticos)
      >Máscara
      >Luvas grossas
      >Botas plásticas


  Identificar os tubos de coleta:

   >anion – fita verde
   >cátion – fita vermelha

Coletar 50ml de água com a seringa e, após aeração (contato com água), transferir através da unidade filtrante para cada um dos tubos. Para cada coleta pode-se usar a mesma seringa, usando-se uma unidade de membrana filtrante para cada amostra, que deve ser identificada de acordo com o tubo e também enviada para análise. Se necessário pode-se fazer mais coletas usando-se novos tubos e novas membranas.

          Lacrar as tampas dos tubos com as fitas coloridas, utilizando-se a vermelha
para cátion,e a verde para anions. Para análise de cátions deve-se adicionar 01 gota de ácido nítrico para cada 05ml da amostra (ex: para 50ml de água adiciona-se 10 gotas de HNO3).

Ensacar e fechar com fita adesiva transparente, em cruz.

Obs: O processo de filtragem por meio de membrana filtrante retem o material em suspensão. Os parâmetros físicos – químicos pesquisados são: pH, condutividade, oxigênio dissolvido, turbidez e temperatura.


14.2-Armazenamento e Transporte

                     As amostras devem ser acondicionadas em isopor ou caixa isotérmicas com gelo ou gelox, tendo-se o cuidado de vedar bem a tampa do frasco para evitar vazamento da amostra; caso o frasco de coleta de seja de vidro, providenciar pedaços de papelão para evitar possíveis choques e conseqüente quebra do frasco.

                   ANEXO


1-PRINCIPAIS TIPOS DE CONTAMINANTES:
>Elementos traços - são aqueles que ocorrem em níveis baixos
>Espécies inorgânicas - Ca, Mg, Na ,K entre outros
>Contaminantes orgânicos
            Esgotos
            Sabões e detergentes
>Combustíveis
>Biológicos
            Bactérias patogênicas, parasitas e vírus.
>Pesticidas e herbicidas
Também conhecidos como praguicidas, agrotóxicos, pesticidas, defensivos agrícolas, venenos, biocidas etc.

♣ Os agrotóxicos são classificados quanto ao grau de toxicidade, quanto aos tipos de organismos que controlam e quanto ao grupo químico que pertencem de acordo com a OMS:

1-Quanto ao grau de toxicidade:
            Classe I-extremamente tóxicos/tarja vermelha
            Classe II-altamente tóxicos/tarja amarela
            Classe III-medianamente tóxico/tarja azul
            Classe IV-pouco tóxico-/tarja verde

2-Quanto à classificação química:
            Organofosforados
            Carbamatos
            Organoclorados
            Piretróides
            Dietiditiocarbamatos
            Derivados do ácido fenoxiácetico

3-Tipos de organismos que controlam:
Inseticidas: organofosforados (usados no controle de formigas) e carbamatos (inibidores das colinesterases), organoclorados (acumulam no ambiente-usados para culturas de algodão e citros), píretoides (irritação nos olhos e mucosas-usados em detetizações domiciliares).
Fungicidas: dietilditiocarbamato (alguns contem manganês, o que possibilita o surgimento de sintoma de Parkinson; podem ser carcinogênicos, teratrogênicos e mutagênicos -usados na cultura do tomate, pimentão e na fruticultura).
Herbicidas: são de uso crescente por serem substitutivos de mão de obra e podem causar lesões hepáticas, renais e fibrose pulmonar (insuficiência respiratória).


3-LAVAGEM DA CAIXA D’AGUA

1-Avise a todos em casa o dia e o horário da lavagem da caixa d’água.O ideal é o fim de semana. Guarde água com antecedência em baldes e panelas. Você pode precisar.

2-Junte todo material necessário para limpeza: escada, balde, panos, escova de nylon macia, apanhador de plástico (limpo) e luvas.

3-Feche o registro de entrada da casa ou amarre a bóia. Comece a esvaziar a caixa abrindo as torneiras e dando descarga. Aproveite para lavar os pisos ou molhar as plantas.

4-Enquanto a caixa estiver esvaziando, você já pode ir escovando as paredes. Deixe apenas um palmo de água para lavagem e FECHE a saída da água, para a sujeira não descer pelo cano.

5-Não use: sabão, detergente, nem outro produto. Só utilize escova de nylon macia.
Além das paredes, esfregue também o fundo da caixa.


6-Retire a água suja e a sujeira depositada no fundo da caixa. Utilize panos limpos e apanhador.Use um pano para enxugar as paredes e outro para o fundo.

7-Abra a transmissão de entrada, ou solte a bóia. Adicione 1 litro de Água Sanitária para cada 1000 litros de água de sua caixa. Descanse por 02 horas sem usar a água. Enquanto isso, sua caixa d’água estará sendo descontaminada.

9-Lave também a tampa. Ela é importante para evitar a entrada de pequenos animais e
sujeira. Anote dia/mês/ano e cole na lateral da caixa.

10-Após duas horas, abra a saída da caixa para que a mistura (água/água sanitária) ajude a desinfetar os canos de sua casa. Use esta mistura apenas para lavar os pisos de sua casa.

11-Abra a entrada de água da casa ou solte a bóia. Deixe encher a caixa e então já pode
usar à vontade com toda segurança e tranqüilidade

4-COMO USAR A ÁGUA SEM DESPERDICIO

1-No banheiro;

-Reduza o tempo de banho e economize pelo menos sis litros por minuto

-Encha a banheira só até a metade

-Fecha torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes.Você economizara de 10 a 20 litros por minuto.
-Instale descargas de vaso sanitário de baixo consumo e aeradores nas torneiras (redinhas que se encaixam no bocal).Se a caixa d’agua for acoplada ao vaso, coloque dentro dela uma garrafa plástica cheia dágua e tampada, para diminuir o volume gasto.

-Não jogue lixo no vaso.

_Não dispare a descarga desnecessariamente.

2-Na cozinha e na lavanderia:

-Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Ela desperdiça de 10 a 20 litros por minuto, enquanto uma cuba cheia de água não gasta mais do que 38 litros no total.

-compre modelos de maquinas de lavar roupas e louça que consomem pouca água
Só ligue os equipamentos quando estiverem cheios. Prefira usar o ciclo mais curto.

-Instale aeradores nas torneiras, que diminuem o volume consumido, porem não sua eficácia.

3-No lazer:

-Lave o carro ou o quintal com balde, não com mangueira. Se quiser, use dois baldes, um com água e sabão, outro com água limpa.

4-Por toda parte:

-Feche bem as torneiras. Uma torneira que goteja lentamente perde cerca de 50 litros por dia.

-Chame um encanador para que ele elimine todos os vazamentos da casa.


 DECRETO PRESIDENCIAL  Nº. 5.440, DE 4 DE MAIO DE 2005.
        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto nas Leis nos 8.078, de 11 de setembro de 1990, 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 9.433, de 8 de janeiro de 1997,
        DECRETA:
        Art. 1o  Este Decreto estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento público, assegurado pelas Leis nos 8.078, de 11 de setembro de 1990, 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 9.433, de 8 de janeiro de 1997, e pelo Decreto no 79.367, de 9 de março de 1977, e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano, na forma do Anexo - "Regulamento Técnico sobre Mecanismos e Instrumentos para Divulgação de Informação ao Consumidor sobre a Qualidade da Água para Consumo Humano", de adoção obrigatória em todo o território nacional.
Em ordem cronológica, as legislações citadas tratam:
*      O Decreto n.o 79.367 /1977 dispõe sobre a competência do Ministério da Saúde para legislar sobre normas e o padrão de potabilidade de água para o consumo humano e sua fiscalização no âmbito do território nacional.
*      A Lei n.o 8078/1990 - dispõe sobre a proteção e defesa do consumidor. O “Código de Defesa do Consumidor” estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e art. 48 de suas Disposições Transitórias. Em seu art. 6º, estabelece os direitos básicos do consumidor e, dentre eles, em seu inciso III, o direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
*      A Lei n.o 8080/1990 – dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços correspondentes entre outras providências. Constitui-se na denominada “Lei Orgânica do SUS – Sistema único de Saúde”, pois estabelece as bases para o funcionamento do sistema, abrangendo: objetivos e atribuições, princípios e diretrizes, organização, competências e gestão financeira. Em seu artigo 5º entre outros, em seu inciso I são considerados objetivos do SUS “a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde”. Em seu artigo 6º - inciso VIII, estabelece que estão incluídos  no campo de atuação do SUS a “ fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano”.
*      A Lei n.o 9433/1997 Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Em seu artigo 26 aponta como um dos princípios básicos para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos o acesso aos dados e informações garantido a toda a sociedade.
Além da legislação citada no artigo 1º, a Portaria 518, de 25 de março de 2004 coloca de forma clara e direta o direito do consumidor à informação sobre a qualidade da água:
- Art. 7º - inciso VI que compete ao municípiogarantir à população informações sobre a qualidade da água produzida e distribuída e as práticas operacionais adotadas”. 

Art. 9º - inciso VI estabelece que cabe aos responsáveis pela operação dos sistemas de abastecimento de águafornecer a todos os consumidores, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, informações sobre a qualidade da água distribuída...”, bem como no inciso VIII “ ...informar adequadamente à população a detecção de qualquer anomalia operacional no sistema ou não conformidade na qualidade da água tratada, identificada como de risco à saúde...”
- Art.10º  – inciso VII, que os responsáveis pelas soluções alternativas de abastecimento de água “ ...informar adequadamente à população a detecção de qualquer anomalia identificada como de risco à saúde...”.
- Art.29 determina que “sempre que forem identificadas situações de risco à saúde, o responsável pela operação do sistema ou solução alternativa de abastecimento de água e as autoridades de saúde pública devem estabelecer entendimentos para elaboração de um plano de ação e tomada de medidas cabíveis, incluindo a eficaz comunicação à população, sem prejuízo das providências imediatas para a correção da anormalidade.”
        Art. 2o  A fiscalização do cumprimento do disposto no Anexo será exercida pelos órgãos competentes dos Ministérios da Saúde, da Justiça, das Cidades, do Meio Ambiente e autoridades estaduais, do Distrito Federal, dos Territórios e municipais, no âmbito de suas respectivas competências.
        Parágrafo único.  Os órgãos identificados no caput prestarão colaboração recíproca para a consecução dos objetivos definidos neste Decreto.








5- BIBLIOGRAFIA:


Portaria 518/MS de 25 de março de 2004 - Parâmetros de Potabilidade da água para consumo humano

Decreto Presidencial  nº. 5.440, de 4 de maio de 2005 -  Institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

CONAMA 357 - Da água e seus usos preponderantes.

Brasil, Fundação nacional de Saneamento. Manual de Saneamento. 3. ed.ver. -Brasília: Fundação nacional de Saúde, 2004. 408p.

Brasil, Ministério da Saúde. Fundação nacional de Saúde. Portaria 518 de 25 de março de 2004 aprova o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Goiás, Secretaria Estadual de Saúde. Lei 10.156 de 16 de janeiro de 1987. Diário Oficial do Estado de Goiás, 10/02/1987. Norma Técnica Relativa ao Saneamento e ao Meio ambiente. Diário Oficial do Estado de Goiás, Goiás, 05/11/1997.

SILVA, André. L.M.S .et al. Como cuidar da nossa água. BEI Comunicação, 2004-(Coleção entenda e aprenda/consultor Marcos Sá Corrêa).

FRANCO, Bernadette.D.G.M.; LANDGRAF, Marisa. Microbiologia dos Alimentos. Editora Atheneu, 1986.

Universidade das Águas-Disponível em http//www.uniagua.org.br

LEGISBRASIL-Disponível em http//www.ambientebrasil.org.br


Envie!
Banner

Flavio Bacelar

Poste seu comentário!:

0 comments:





Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ